domingo, 10 de junho de 2012

UM RAIO X das Dívidas


Como havia comentado no primeiro post chegou a hora de fazer um raio X na minha situação financeira, a primeira planilha mostra meu atual fluxo de caixa:

1

DESPESAS DA CASA

1.300,00

40,10%

2

CONSIGNADO I BB

635,00

19,59%

3

CDC B.BRASIL

425,00

13,11%

4

CREDIAMIGO

245,00

7,56%

5

POUPANÇA

150,00

4,62%

6

CONSIGNADO II CEF

135,00

4,16%

7

CONSÓRCIO

105,00

3,24%

8

CARTÃO CRÉDITO

100,00

3,08%

9

DIVERSOS

95,00

2,92%

10

CONSIGNADO III BB

50,00

1,54%

 

total

3.240,00

 

 

O item 01 DESPESAS DA CASA, são meus gastos fixos com despesas como: supermercado, energia elétrica, água, farmácia, vestuário e escola dos meus filhos, essa grana eu entrego diretamente nas mãos da minha esposa e ela efetua os pagamentos. Os itens grifados em vermelho são meus empréstimos propriamente ditos e dos quais pretendo me livrar um a um.

O item 5 POUPANÇA  é a quantia que estou conseguindo poupar atualmente para pagamento da dividas.  

O item 7 CONSÓRCIO é uma cota de consórcio de uma motocicleta que pago com um amigo, esse consórcio é no estilo Compra Premiada onde ao ser sorteado você recebe o bem quitado, na primeira vez que fiz esse consórcio fui contemplado na terceira prestação de um total de 48, depois de dividido o valor com meu amigo paguei R$ 300,00 em prestações e recebi R$ 3.250,00 em dinheiro, pena que me empolguei e renovei minha cota e até o momento já paguei 26 prestações de um total de 48.

O item 9 DIVERSOS é a graninha que guardo na carteira pra vez ou outra comer um lanchinho e tomar uma geladinha, rsrsrsr, pretendo assim que for quitando cada empréstimo aumentar o valor poupado e também o valor do diversos, afinal não posso ficar obcecado ao ponto de não gastar nenhum pouquinho acho que isso seria um tanto prejudicial, já me sinto mal demais por ganhar R$ 3.240,00 e ficar só com R$ 95,00 na carteira.

A próxima planilha mostra a evolução do pagamento das minhas dividas com saldo devedor e o número de parcelas restantes:

 

Junho 2012

Valor prestação

restante

CONSIGNADO I BB

34.290,00

635,00

54

CDC B. BRASIL

12.750,00

425,00

30

CONSIGNADO II CEF

7.425,00

135,00

55

CREDIAMIGO

2.695,00

245,00

11

CONSIGNADO III BB

2.250,00

50,00

45

CONSÓRCIO

2.310,00

105,00

22

CARTÃO DECRÉDITO

900,00

100,00

9

Total

62.620,00

1.695,00

 

Nesses meses que antecederam o começo do blog consegui poupar a quantia de R$ 2.000,00 e devido aos conselhos que o amigo Saindo da Pinda recebeu em seu blog, vou quitar um dos empréstimos, amanhã mesmo vou ao BB e pedir o valor para quitação do item 10 CONSIGNADO BB III, penso que deve estar girando em torno de R$ 1.600,00, tomara que sim.

Nos meses de julho e agosto vou receber alguns benefícios como parte do 13 e também o meu abono de férias, pretendo poupá-los integralmente e ainda em agosto partir para a quitação do item 4 CREDIAMIGO, se tudo ocorrer como o previsto a partir de setembro meus aportes na poupança e os meus diversos, rsrsrs serão um pouco melhores, torçam por mim.

 



7 comentários:

  1. A sua situação é bastante crítica mesmo. Olhando seu caso por alto, recomendaria uma forte retenção de custos(corte agressivo nas despesas). Assim é possível atacar melhor as dívidas.
    Note que você compromete 49,04% de sua renda líquida só em pagar dívidas.
    Ainda poderia sugerir limar a dívida que apresenta maior taxa de júros, que certamente deve ser o cartão de crédito, e de quebra adaptar a rotina para sumir com o bendito.
    Portanto, te conselho a sentar com toda família e rediscutir as finanças e os comportamentos de consumo de todos (não é hora de trocar de escola, ou sua esposa auxiliar na obtenção de renda, isso é com vocês).

    No mais deixo alguns blogs que abordam de forma muito clara a questão das finanças comportamentais:

    http://queroficarrico.com/blog
    http://profelisson.com.br/
    http://dinheirama.com/
    http://educarfinancas.com.br/

    Abraços e siga firme no objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas ADM, o cartão é uma compra parcelada que fiz de uma TV e Microondas, tem como pagar tudo de uma vez??? não existe juros foi uma compra parcelada mesmo....

      Excluir
    2. Hmm...achei que era parcelas de uma dívida de cartão de crédito(que já li que correm em média com juros de 14% ao ano).

      Se é possível pagar de uma vez eu não sei, já que toda empresa deve ter sua legislação, mas cabe se informar sobre isso.

      Abraços

      Excluir
    3. Boa tarde, Endividado. Tudo bem contigo?

      Antes de mais nada, quero te parabenizar pela iniciativa de sentar e calcular, na ponta do lápis, o quanto te custa mensalmente as despesas financeiras no teu orçamento.

      Dito isso, te aconselho a fazer algumas coisas.

      Como teu orçamento é bastante comprometido, o melhor a fazer no momento é criar formas de aumentar o valor de poupança. E você não conseguirá fazer isso quitando um valor que não te traz juros - parcelas do cartão de crédito - ou então quitando um empréstimo com um valor de parcela baixo - BB III, 50,00.

      Fosse você, faria o seguinte: tenha como 1o objetivo negociar a quitação do CREDIAMIGO, cuja parcela é maior que a grana separada para a poupança. Caso não possa quitá-lo totalmente, faça uma quitação parcial ou antecipe algumas prestações com parte do que já guardou na poupança. Assim teu orçamento desafogará mais rápido - de 1695,00 para 1450,00 - e sobrará mais dinheiro para guardar/quitar as demais dívidas.

      Abraço!

      Excluir
    4. Obrigado Pedrini, criei esse blog justamente para receber ajuda, afinal várias cabeças pensando são melhor que uma e agora que vc falou sobre o Crediamigo com certeza ele é a divida que eu quitando mais desafogaria meu fluxo de caixa, ainda bem que ainda não paguei o BB III, estava a espera de conselhos, obrigado!!!!

      Excluir
  2. Amigo Endividado, não seria interessante eliminar inicialmente o CREDIAMIGO de sua carteira de dívidas? Veja só, ele compromete R$245,00 por mês do seu orçamento enquanto que o CONSIGNADO III BB somente R$50,00, ou seja, você teria um fôlego muito maior para reverter para a sua poupança (150 + 245 = 395 reais), seria mais de 10% do seu salário que você estaria poupando, em no máximo 3 ou 4 meses, você já teria novamente o montante para, se quiser, matar o CONSIGNADO III BB e liberar mais R$50,00 do seu orçamento, tudo isso só em 2012, veja que bacana.

    Com relação às compras parceladas no cartão de crédito, você pode ligar para o seu cartão e solicitar a "antecipação do pagamento das parcelas pendentes", é o termo técnico que eles usam para se referir ao adiantamento das parcelas.

    Sugiro fortemente que você leia livros sobre finanças e investimentos, se quiser posso dar as minhas indicações, mas na internet você encontra N indicações.

    No mais, acho que você está no caminho certo amigo, tenho certeza que logo logo você terá essa planilha de dívidas vazia!

    Grande abraço e vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  3. É amigo Saindo da Pinda, agora que vc e o amigo Pedrini me alertaram com certeza essa será a primeira divida a ser eliminada, Abraços!!!
    Realmente criar o blog tem me estimulado bastante na busca de sair dessa situação!!!

    ResponderExcluir